domingo, 1 de fevereiro de 2009

A DIFICULDADE DE SER VEGETARIANO


Ao abrir a internet hoje, deparei-me com essa foto no site terra. Os atores vestidos de homens pre-históricos, encenam o abate de seres humanos. A manifestação ocorreu em Belem-PA.

Sem querer ser chato e dizer dos malefícios contra a carne para a saúde ou que a matança de animais é também responsável pela redução das florestas brasileiras.

Também nem é preciso mencionar a violência como que se abatem os animais, aquela toxina gerada pelo organismo infiltra-se na carne e nós, reles mortais, comemos.

Por certo, somos animais onívoros, comemos tanto carnes como vegetais. Não temos aquela agressividade dos animais carnívoros e nem uma dentição adequada para comer a carne, mas diferenciamos pela habilidade na utilização de ferramentas, tudo porque a carne precisa, antes de comida, ser cortada.

Não sou vegetariano, o meu fraco ainda são os peixes. A carne de peixe é extremamente saborosa e leve. As iguarias da culinária japonesa, a base de peixes e crustáceos é o meu ponto fraco.

O que eu queria abordar, no entanto, é a dificuldade de entrosamento com os amigos carnívoros. A todo momento sou convidado para ir a um churrasco, já que esse constitui o prato principal para qualquer renião. Todo agrupamento de pessoas na casa de um fulano ou ciclano tem o churrasco como alimentação.

Diversas vezes fui convidado e geralmente aceito, mas faço uma alimentação antes ou como o vinagrete que sempre acompanha aquelas carnes suculentas no espeto. A situasção se complica por conta disso, sou obrigado a recusar quem me oferece a carne ali pronta para ser devorada (todo churrasqueiro que se preze gosta de oferecer essa especiaria aos convidados). Quando eu recuso, vem aquela cara de espanto como se eu fosse um ser de outro planeta.

Muitas vezes, quando eu recuso a comer o churrasco, a pergunta é certa:

- Uai (tem que ter o uai) por que?

Eu respondo que não como carne, daí surge aquela afirmação básica:

- Ah se eu soubesse disso teria feito um frango

E o frango é o que? Vegetal é que não é.

Bom, quero dizer aquelas pessoas que fazem churrasco, reunem os amigos, que mesmo não comendo carne, adoro encontrar-me com eles, beber uma cerveja e jogar conversa fora, mesmo não apreciando a carne.

2 comentários:

Graça disse...

Quem postou esse texto? Parabéns. Eu tenho fotos c/ latões de lixo, mas estão cheios de cães e gatos semi mortos, esperando p/ serem jogados em valas, são detalhes do CCZ de Gyn.

Nara disse...

Gostei do texto, também gostaria de saber quem é o vegetariano que o escreveu, contudo, como boa consumidora afeita aos preços dos gêneros alimentícios, afirmo: com o preço da carne, não anda fácil ser carnívoro hoje em dia...rs

Abraços Nara Rubia Ribeiro