quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

QUANTIDADE X QUALIDADE


Dia desses, num tópico de outra comunidade, uma provocação me chamou a atenção. A pessoa dizia que preferia uma comunidade com poucas pessoas que se interagem do que com 300 que fazem somente volume e que a proposta deveria ser qualidade e não quantidade. 

Sem querer abrir novas feridas, essa afirmação me chamou a uma reflexão sobre a quantidade em detrimento da qualidade. 

Quantas vezes nos deparamos com alguém a afirmar que QUANTIDADE não é QUALIDADE. Você concorda com isso? 

Acho que primeiro devemos definir o que seria QUALIDADE para nós, se ao atingirmos determinada quantidade, automaticamente estaria perdendo-a. Não é desse jeito. QUALIDADE é um conceito muito subjetivo, depende de muitos fatores, especialmente culturais. A comunidade que essa pessoa se referia não teria qualidade somente pelo fato de ter mais de 300 pessoas?

Bom, eu penso que não é por esse caminho que iremos saber o que é qualidade e o que buscamos. A QUALIDADE é pessoal, o que para mim pode ter valor, para outra pessoa não e assim vice e versa. Não é por estar numa comunidade de meia dúzia de pessoas que esta necessariamente terá mais qualidade do que outra de mais de 300 pessoas e também o contrário. 

A Comunidade Confraria dos Amigos cresce pelo esforço de cada um dos seus integrantes, pela vontade de participar, de interagir, participar dos eventos ou até mesmo integrar a comunidade e nem nela passar ou clicar, mas que tem uma razão intríseca dela pertencer. 

Na Confraria dos Amigos temos vários tópicos e somente ontem, dia 03, foram movimentados 18 tópicos. Isso num só dia. Eu acredito que poucas comunidades do orkut com essa quantidade de pessoas tem tanta movimentação. A nossa comunidade está sempre no topo das nossas comunidades por causa do dinamismo da postagem dos nosssos membros. Temos encontros e vários deles numa mesma semana, isso é interação ou estou enganado?

Não somos assim melhores ou piores do que outras comunidades, mas temos plena consciência de que temos qualidade suficiente para uma comunidade de mais de 300 integrantes. Sabemos do nosso valor.


2 comentários:

Ana Coracy disse...

Kadu, concordo plenamento que quantidade nada tem a ver com qualidade... tudo bem que grande quantidade de qualidade é algo bem generoso... :) mas praticamente impossível, pois como disse, é algo pessoal, não dá para generalizar. Em relação a comunidade a minha opinião é de que a qualidade vem atraindo mais participantes, o que resulta na quantidade, mas ainda assim, com tantas pessoas de diferentes faixas etárias, crenças, filosofias, entre outros, enfim, situações que poderima gerar um certo desconforto, acontece o contrário, todo mundo se dá bem, fui muito bem recebida pela Confraria e vejo isso acontecer com cada um que chega. Considero uma família, onde sempre tem espaço para mais um, com o mesmo afeto.
Aqui há qualidade sempre, independente da quantidade.
Veja o blog, a cada dia mais um acompanhando por aqui..

Blog da Confraria disse...

É isso mesmo Coracy... e vamos caminhando para 29 seguidores e é muito gratificante ver e ler comentários. Espero ter forças para continuar a escrever e que as idéias para postagem nunca faltem.
O comentário é o maior incentivo para o blogueiro.