quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

WALLACE O INJUSTIÇADO

Homenageei Darwin no Blog e os comentários da CHRIS me fizeram repensar no cientista Wallace. O Herói esquecido da Teoria da Evolução. É que o Wallace fez um trabalho paralelo e chegou às mesmas conclusões de Darwin.

Darwin era evangélico da igreja presbiteriana, e temia pelo anúncio de suas descobertas porque havia descoberto que Deus não está no processo de criação das espécies. Ao ler os manuscritos de Wallace, que escreveu-o uma carta, Darwin resolveu anunciar ao mundo a sua descoberta. 

2 comentários:

Christiane disse...

De fato o Wallace foi o outro pai da evolução, paralelamente a Darwin .Poucos hoje sabem que Alfred Russel Wallace existiu ( digo isso porque só tive um certo conhecimento de Wallace no banco da universidade, na disciplina Evolução, mas nas escolas, só é referido o nome de Darwin). Menos ainda sabem que ele começou sua carreira de naturalista no Brasil.
Wallace passou quatro anos na Amazônia, coletando plantas e animais às margens do Rio Negro e Amazonas. A idéia era coletar o maior número possível de plantas e animais exóticos da floresta, que depois seriam levados de volta à Inglaterra para estudo.
Wallace é considerado o pai da biogeografia, ciência que estuda a relação entre fatores ambientais, geológicos e a distribuição de espécies. Ele foi o primeiro a descrever os grandes rios amazônicos como barreiras geográficas à biodiversidade - um conceito básico da ecologia moderna.
Outro cientista que foi injustiçado e ignorado pela comunidade científica da época, foi Mendel, mas mesmo assim manteve seu otimismo e a confiança em sua obra.Certo dia ele estava conversando com um colega no jardim do mosteiro (onde toda a pesquisa foi realizada), disse uma frase que se tornaria profética:"Meu tempo virá". Hoje Gregor Mendel é considerado o pai e fundador da genética por ter sido o primeiro a determinar as leis da hereditariedade. Infelizmente o monge faleceu antes de ver sua obra valorizada.

*Valeu Kadu,parabéns pelos diferentes temas abordados no blog. Os textos da Nara estão excelentes também,veio muito a somar com a qualidade. Fica aqui os meus cumprimentos para ambos, forte abraço!

Christiane disse...

Há um artigo de Luísa Massarani, sob o título "Os esquecidos" que faz referência ao Wallace e confirma que suas idéias precederam as de Darwin, e uma das explicações para Wallace não ter tido reconhecimento, poderia ser a sua origem humilde. Darwin vinha da Aristocracia e Wallace não, era filho de operário. Naquela época, isso fazia diferença.

Link do artigo:

http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=7&infoid=55