segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

CAPIM E CUPIM

A Confraria dos Amigos não deu muita importância para o tópico GOIÂNIA CANTO DE OURO.

O evento se realiza no Cinema Ouro no centro da capital. 

A nova geração não descobriu que em Goiânia, nos anos 70 e 80 se produzia uma música brasileira de qualidade. 

Eu fui na sexta feira 13 e o que vi foi um maravilhoso programa. Na foto tem o Gustavo Veiga e Maíra, dividiram o palco nesse dia. 

Eu, particularmente, aprecio a música e o som de Gustavo Veiga, acompanho-o desde a música DE DOIS. Essa toca no rádio até hoje e foi regravada no novo cd do Gustavo: MENINO METIDO A VALENTE.

O Gustavo Veiga tem um forte apelo romântico e suas músicas tem uma "goianidade" muito evidente. Há expressões típicas, tais como "dibaide chuva" (debaixo de chuva), "dimais da conta" (demais da conta), "dibaida ponte" (debaixo da ponte), na música É PRIMAVERA. 

Gustavo passeia pela ressaca de um amor feliz no ABSINTO COM ANIZ. 

Também há uma preocupação enorme com a cultura que devastou o nosso cerrado para a criação dos bois, na música NATUREZA MORTA, o Gustavo mostra essa devastação com grande propriedade:

"Derrubei o cerrado
Natureza tem fim
E fiz pasto pro gado
É capim e cupim

Tantas árvores torta
Pra que feiura assim

Pois o pau virou porta
É capim e cupim

Só capim e cupim
Só capim e cupim

Sabe o pé de pequi ôhh
Que você tanto gosta
Já expulsei-o daqui 
É so vaca e bosta

É so vaca e bosta
Só capim e cupim

Sabe os passarinhos
que sabiam cantar
Eu mandei botar fim neles tudim
É so boi e curral

É so boi e curral
É so vaca e bosta
Só capim e cupim"

A letra é do Carlos Brandão e é como se fizéssemos uma mea culpa por chegarmos aqui e devastarmos com toda a natureza, como a criação de gado é ruim para o meio ambiente. O gado faz parte da cultura de colonização goiana, mas ao mesmo tempo, vem acabando com essa "goianidade".

Quero agradecer imensamente a LUA pela divulgação na comunidade do evento e espero que repitam mais como esses, pois é um programa que certamente vale a pena conhecer. 

3 comentários:

MaH disse...

confesso que eu mesmo nao dei muito moral pra esse topico nao. kkkk
to precisando ser mais culta!!!

Elisvânia disse...

Não acredito que perdi... Eu tenho um CD do Gustavo Veiga tem uns 8 anos (CARAVANA) quando fui morar no sul, sempre que sentia saudade da terra natal, colocava ele para ouvir.
Todas as músicas deste CD são lindas, tem histórias... minhas preferidas:

DIGA PRA MAMAE

POR ISSO EU VIM

CARAVANA

Dentre outros...

Realmente, sinto muito por não ter olhado melhor o tópico e a programação do evento, se soubesse que o Gustavo iria tocar, com certeza teria ido, pois ainda não tive oportunidade de ir a nenhum show dele.

FICA PRA PRÓXIMA!!!

Unknown disse...

Obrigada, bom que vc foi e gostou. Realmente as pessoas dão pouco valor para esse tipo de tópico, ele não foi o primeiro e neim será o último, pois eu não desisto rsrsr
Neim só de comes e bebes (mais bebes do que comes) o povo vive... diversão e ARTE pra qualquer parte, não é mesmo....