segunda-feira, 9 de março de 2009

O SERTANEJO TAMBÉM É CULT



Uma carona na discussão que mais esteve quente na confraria durante a semana passada é sobre a música sertaneja. Alguns criticaram acerca da música sertaneja em geral, especialmente sobre a convocação para o show de despedida da dupla Edson e Hudson.

Aliás, para quem não sabe, o disco solo do Hudson é rock e  tem a participação especial do Andreas Kisser, nada mais nada menos do que o guitarrista do Sepultura. 

Avesso à discussões acaloradas e até um pouco desrespeitosa, afirmo que o sertanejo é cult, mas o sertanejo de antes, que teve um grande músico, o chamado TIÃO CARREIRO, cuja carreira musical produziu mais de 45 discos. 

Para quem escuta o sertanejo de antes percebe a diferença musical que existe entre as duplas atuais. Para o sertanejo antigo, cantava a história de um fato, vangloriava-se o homem do sertão,  sua simplicidade e a sua esperteza, mesmo num mundo de poucos recursos. 

No sertanejo atual, a temática é um amor não correspondido e que se cura bebendo e bebendo cerveja. 

Gosto é gosto, não se discute, as duplas sertanejas atuais continuam compondo e cada vez mais tem shows de casa cheia. 

Na contramão dessa história, na sexta feira tive oportunidade de assistir ao show do Almir Sater no Teatro Rio Vermelho. O teatro lotado, prova que muita gente também curte o sertanejo cult. 


3 comentários:

Elisvânia disse...

Me desculpe, mas não gosto de saudosismos. "O bom é o de antigamente". Isso é discursso do meu pai.

Tudo é uma questão de concepção!!!

Blog da Confraria disse...

O seu comentário me fez fazer uma releitura do texto. E realmente você está corretíssima, embora não tenha sido a minha intenção ser "saudosista".

A intenção era de mostrar que há uma outra música sertaneja mais elaborada e rica do que as dos tempos atuais, porém, longe de mim tecer qualquer crítica a quem goste de um determinado gênero musical.

Há de convir, mesmo não gostando do Tião Carreiro, que ele foi um marco na música sertaneja e é cult porque somente hoje é que todos conseguiram enxergar tão rica era a sua música.

Temos realmente de viver as coisas novas, porque elas são boas...

E obrigado por estar sempre participando do blog e enriquecendo com o seu comentário.

Maurício *Mau Mau* disse...

OLHA, CURTO O ANTIGO, POREM NÃO TENHO NADA CONTRA O NOVO, MAS TEM ALGUMAS DUPLAS QUE VOU TE FALAR, É MUUUIIITTTOOO CHATOOOOO, RSRSS, AQUI EM SAMPA TOCA TODA HORA É IMPOSSIVEL DE OUVIR, TOCA 50 VEZES A MESMA DUPLA, RSRSSR

ENFIM, VIVA TONICO E TINOCO, TIÃO CARREIRO E ATE O MARCELO COSTA, KKKKKKK!!!!!