quarta-feira, 25 de março de 2009

AMIZADE ENTRE HOMEM E MULHER

Esse foi o tópico aberto pela CHRIS sobre a amizade entre os sexos opostos, afinal é possível um homem e uma mulher serem amigos?

A Chris abre o tópico pra dizer que a amizade é uma espécie de contrato feito entre duas pessoas, cuja obrigação das partes é de tratarem bem uns aos outros, melhor do que o costumeiro e melhor do que dado aos inimigos. 

Na concepção aristotélica a amizade não é uma obrigação ou um contrato, mas uma espécie de louvor, uma necessidade natural do ser humano é a amizade. 

A sociedade sempre incentivou que o protótipo ideal de relacionamento entre homens e mulheres é na forma de romance. 

A idéia de amizade entre homens e mulheres é relativamente nova e evidentem sentimentos se confudem, quem nunca ouviu por aí que uma amiga gosta de sair com um amigo, conversar, dançar, divertir, mas não quer ter nenhum romance com ele ou sexo?

O fato é que é difícil estabelecer uma distinção entre o sentimento de amizade e o sentimento romântico ou até mesmo a atração sexual entre homens e mulheres. 

Destaco aqui a resposta da Claudinha que com muita propriedade afirmou que deve haver limites para que seja possível a amizade entre sexo opostos.

No entanto, acho que limites devem haver até entre amizades de pessoas do mesmo sexo, acho que o limite é o respeito do desejo do outro. Há pessoas que tem sexo no relacionamento e mesmo assim ainda continuam estabelecer uma relação de amizade, se é que isso é possível, porém, isso já é outra história. 

Nenhum comentário: