quarta-feira, 8 de abril de 2009

SEXTA FEIRA - COMER OU NÃO COMER CARNE?

Como referi no post anterior, na semana santa, feriado, a Confraria terá na quinta-feira mais um encontro no Escritório do Chefe. Até às 22:55 horas de ontem, já havia mais de 32 pessoas na lista de presença. 

Outro assunto que rolou discussão foi o hábito (ou tradição) de comer ou não comer carne vermelha na sexta feira da celebração da paixão.

O assunto foi puxado pelo Rafael no tópico EU CONFESSOe outras pessoas responderam, já outras, enfim, pediram a abertura de um tópico específico, mas ninguém ousou tomar essa iniciativa. 

No meu caso, eu já adianto que NÃO como carnes vermelhas todos os dias e até já existe um tópico no blog sobre esse assunto, mas o que interessa aqui é a proibição aos cristãos de comerem carnes vermelhas na sexta feira da paixão. 

E poucos, mesmo cristãos, não conseguiram responder a contento. 

Eu procurei no google e também não encontrei um site que me oferecesse uma resposta satisfatória. Eis algumas: 

1- Nesse dia, Jesus sacrificou sua vida vida para salvar a humanidade, daí há quem faça a relação com o corpo de Cristo e a carne vermelha. Não se deveria comer esse tipo de carne para não profanar o corpo do Salvador. Explicação sem fundamento, mas muito difundida.

2- Na época de Cristo a carne era artigo de luxo nas mesas dos nobres, já o peixe era farto e popular, por isso era mais sacrificante abrir mão da carne nas refeições e, neste dia fazer um voto de pobreza aceitando comer peixe.


Nenhum comentário: