Outro assunto que rolou discussão foi o hábito (ou tradição) de comer ou não comer carne vermelha na sexta feira da celebração da paixão.
O assunto foi puxado pelo Rafael no tópico EU CONFESSOe outras pessoas responderam, já outras, enfim, pediram a abertura de um tópico específico, mas ninguém ousou tomar essa iniciativa.
No meu caso, eu já adianto que NÃO como carnes vermelhas todos os dias e até já existe um tópico no blog sobre esse assunto, mas o que interessa aqui é a proibição aos cristãos de comerem carnes vermelhas na sexta feira da paixão.
E poucos, mesmo cristãos, não conseguiram responder a contento.
Eu procurei no google e também não encontrei um site que me oferecesse uma resposta satisfatória. Eis algumas:
1- Nesse dia, Jesus sacrificou sua vida vida para salvar a humanidade, daí há quem faça a relação com o corpo de Cristo e a carne vermelha. Não se deveria comer esse tipo de carne para não profanar o corpo do Salvador. Explicação sem fundamento, mas muito difundida.
2- Na época de Cristo a carne era artigo de luxo nas mesas dos nobres, já o peixe era farto e popular, por isso era mais sacrificante abrir mão da carne nas refeições e, neste dia fazer um voto de pobreza aceitando comer peixe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário