segunda-feira, 1 de junho de 2009

A SORDIDEZ HUMANA

O que é essa coisa em nós, que dá mais ouvidos ao comentário maligno do que ao elogio, que sofre com o sucesso alheio e corre para cortar a cabeça de qualquer um, sobretudo próximo, que se destacar um pouco que seja da mediocridade geral? (Lya Luft - Revista Veja)




Uma das coisas boas da Revista Veja (revista que eu detesto) é a coluna da escritora Lya Luft. Acho que na antepenúltima edição ela escreveu sobre a sordidez humana. Não tinha como não ser, eu me lembrei dos últimos acontecimentos da comunidade e a análise da Lya Luft vem bem a calhar. Foi um verdadeiro soco no estômago.

A sordidez humana faz-nos detestarmos o bem do outro. O porco que há em nós, exulta e sufoca o anjo. 

Muitas vezes não torcemos pelo sucesso do outro ou deixamos nos levar por comentários maldosos e destrutivos, muitas vezes somos porcos ao invés de sermos anjos, evidentemente que anjos aqui não significa uma pessoa aérea e ingênua, muitas vezes tola, mas sim aquela desprovida de sentimentos maldosos em relação a alguém próximo, desejar-lhe o bem sem dar ouvido a fofocas e intrigas. 

O tópico EU CONFESSO estava a se transformar numa exaltação de comentários malignos e indiretos (ou diretamente) a pessoas. Sob o manto de não declinar nomes, muitos estavam a atirar "comida" aos porcos com acusações tolas e maléficos sobre falsidades de alguns etc.

Alguns se julgam no direito de achar que é da turma do bem e colocar outras pessoas na turma do mal. Que sentimento é esse que dá mais ouvidos aos comentários malignos do que ao elogio? 

Ninguém tem o direito de julgar alguém, de achar que determinada pessoa é do bem ou é do mal e nem tampouco espalhar aos ventos fofocas e intrigas ou ainda pior, fazer insinuações sobre condutas alheias. Tudo isso é despertar esse porco que temos em nós. 

Quem quiser conferir a íntegra do artigo a

3 comentários:

Cl@udinh@ disse...

Parabéns pelo post Cadu...
E lavar roupa suja na internet não tem nada a ver com confraria de amigos mesmo.
O meu direito acaba onde começa o da outra pessoa.
Somos uma comunidade, e o propósito é convivermos em harmonia. Encontrar pessoas onde as semelhanças se sobressaiam às diferenças e vivam todos em paz.

Debby disse...

Esse tópico disse tudo!
Mas a propria confraria tomou consciencia da besteira qu estava ocorrendo e resolveu "dar nome aos bois"! rsrs
Fim de papo e viva a Confraria!!!!

Maria Tereza Penna disse...

É assim que se constrói a servidão e os paradigmas...
Do Bem ou do Mal... São frases ditas pela Ala Burra a Esquerda ou da Ala Burra da direita,como diz um amigo meu...
A estupidez está espalhada por todos os cantos e se tornou a máxima de alguns blogs da NET.
Pessoas com egos inflados querendo aparecer mais que a Geyse ou a Mulher Melancia dizem com a boca cheia de dentes.... Eixo do Mal ou Eixo do Bem... Julgando através de princípios reacionários e deturpados...
E a inclusão social, baseada na igualdade de condições nunca é foco de nenhum deles... E abrem a "Boca Escancarada e Cheia de Dentes como diz a musica, para vomitar asneiras...