domingo, 28 de junho de 2009

AMORES IMPOSSÍVEIS

Na foto aparecem o ator Humphrey Bougart e Ingrid Bergman em Casablanca, o mais querido de todos os filmes românticos. O filme marcou época.

O filme conta a fuga de um casal da Europa ocupada pelos Nazistas e o Bougart encontra a Ingrid em um bar, os dois relembram os momentos que passaram juntos.

Obviamente é a história de um amor impossível, já que a personagem de Ingrid está casada com outro.

Essa história toda é para contar um fato intrigante e interessante que ocorreu ontem na comunidade.

Foi aberto um tópico por um confrade (melhor não identificá-lo porque ele mesmo apagou) para pedir ajuda da comunidade e enviar para a sua amada, vários recados para a sua namorado, com pedidos para aceitá-lo de volta.

Achei inusitada e ao mesmo tempo corajosa a idéia do tópico, que nos retorna ao ideal do amor romântico e o seu poder como mito.

Hoje de manhã vi um belo filme estrelado pela Meryl Streep, Robert Redford e Klaus Maria Brandauer. Esse filme trata justamente do poder desse mito.

O amor romântico nos faz sentir dono, ao invés de aceitarmos o outro como verdadeiramente é, queremos que esse outro seja exatamente como desejamos. No amor romântico não existe o "eu", mas sim o "nós". E quando ocorre o rompimento, nos sentimos como se uma parte de nós fosse arrancada. A dor então é inevitável.

Para o ilustre Confrade, um poema do Veríssimo:

"Para os erros há perdão;
para os fracassos, chance;
para os amores impossíveis, tempo.

De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma.
O romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance.

Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você.


Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu."


Luís Fernando Verissimo

Nenhum comentário: