segunda-feira, 6 de julho de 2009

TRABALHAR EM CASA


Bom, esse é o meu home office.

É que desde o começo do ano decidi enfrentar a "árdua tarefa" de trabalhar em casa.

Resolvi deixar de lado o trânsito -- exceto quando tenho que ir ao fôro ou atender algum cliente -- colegas de trabalho, horário fixo e muitas outras coisas.

Para atender os clientes eu utilizo a praticidade de um escritório virtual, ou seja, há um escritório que presta esse tipo de serviço, com linhas telefônicas, secretária e um endereço comercial.

Tudo isso a preços módicos.

O trabalho em casa é mais fácil, porém, exige mais disciplina e algumas dicas que peguei no site terra que dá 6 conselhos preciosos:

1- Disciplina e flexibilidade - Não é por trabalhar no conforto de casa que pode abrir mão de prazos. Na minha atividade advocatícia, o prazo é fundamental, assim como a disciplina de manter o trabalho em dia.

2- Tempo para o lazer - Tem que aliar a renda e quantas horas de trabalho por dia. Não é por trabalhar em casa que se tem que ficar o dia todo no home office. Há que separar o trabalho e as horas de lazer.

3- Enquanto trabalha, desligar dos problemas de casa - Esse é mais difícil, mas com o passar do tempo, tudo ficará mais fácil. Uma dica é ter dois números de telefone se necessário. Um para exclusivamente doméstico e outro de uso exclusivo do trabalho.

4- Invista no escritório em casa - Conforto e um espaço somente para trabalho é essencial.

5- Acostumar-se com a rotina - Sempre acham que trabalhar em casa não é trabalho de verdade, por isso é importante ter uma rotina de trabalho, acostumar-se com a reserva de horário para trabalho. É fazer tudo que se faz quando vai trabalhar fora, fazer a barba, não ficar de pijama, trajar-se adequadamente, enfim, tudo que se faz lá fora.

6- Mantenha-se atualizado - Aqui é você não esquecer o seu "networking", ou seja, estar sempre atualizado e contato com seus clientes, amigos, fazer cursos, tudo isso para chamar novos clientes.

Quando eu comecei essa rotina temi um pouco, o meu receio maior era ficar ocioso, desatualizado e sem clientes, mas depois de uns 3 meses já posso dizer que a experiência - ao menos por enquanto -- tem dado certo.

3 comentários:

Murilo Nogueira disse...

Caro Carlos Eduardo

Gostaria de dar-lhe os parabéns por escolher o apoio de um escritório virtual para o seu home office.

Apesar de ser uma solução empregada há pelo menos 10 anos em todo o mundo (não apenas por profissionais liberais, mas também por grandes empresas), os escritórios virtuais ainda são pouco conhecidos do grande público.

Se me permite, gostaria de indicar meu artigo
Virtual Office ou Home Office? (http://www.administradores.com.br/artigos/virtual_office_ou_home_office/21520/) como sugestão de leitura para aqueles profissionais que, como você, podem usufruir das vantagens combinadas dessas duas soluções de negócios.

E para quem se interessar pelo tema dos "escritórios virtuais", outros artigos podem ser consultados em http://www.espaco2d.com.br/artigos.htm.

Parabéns pelo blog e sucesso!

Murilo Nogueira

Anônimo disse...

Olá, Cadú, muito bom sua publicação dos Home Office. Gostaria que você desse conselhos para minha noiva Lua, pois no nosso apartamento terá um escritório. E não quero que ela fique todo o tempo no escritório.

Unknown disse...

O comentário aí de cima é meu, e não da Lua. É que estava no orkut dela.