sexta-feira, 3 de julho de 2009

NO MEIO DO CAMINHO TINHA UMA PEDRA

Ontem finalmente fui assistir o filme japonês A PARTIDA. É um filme muito diferente dos que normalmente as pessoas gostam, trata da cultura japonesa, o choque entre as suas tradições e a modernidade, bem como tratar de um tema tão complicado que é a morte, natural como o ato de viver.

No Japão da tradição, resistem ainda as casas de banho e arte nokanshi e é isso que o filme retrata.

Depois do filme, eu li a crítica dele feita por um amigo e ele foi tão peculiar na sua análise que passei a refletir que na nossa vida de retinas tão fatigadas, sempre há uma pedra no caminho. Sempre temos que as vezes parar, voltar, seguir em frente. A vida é cheia de desafios, como bem disse Guimarães Rosa, o correr da vida é assim e o que ela quer da gente é coragem.

A grande lição é que a vida será sempre assim, pedras no caminho e o que conta é o que você fará com elas.

Segue a poesia de Drummond:

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra

3 comentários:

Christiane disse...

Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo...

Fernando Pessoa

Nada detém um homem que quer chegar lá. Os obstáculos que surgem servem apenas para aumentar sua capacidade de realização, e o tornam mais forte para alcançar o que quer que seja. (Eric Butterworth)

Os obstáculos que aparecerão no caminho servirão de degraus para que se possa alcançar o que deseja.

Lisandro Nogueira disse...

Olá Carlos,
Belo Poema!!
ps- O Vila quase ganha ontem; vi o primeiro tempo dentro do campo, literalmente.
Um abraço,
Lisandro

Blog da Confraria disse...

Oi Lisandro... Muito obrigado pelo seu comentário, quanta honra e apareça sempre.

O Lisandro é professor, crítico de cinema e autor do Blog do Lisandro e vilanovense doente...rs

No jogo eu te vi saindo do estádio assim que terminou o jogo e não deu tempo de cumprimentá-lo. Uma pena ter empatado, pois merecíamos a vitória, mas acho que estamos melhorando e chegaremos la.

Para Chris um grande abraço e um beijo, estou rogando por um texto seu...rs