quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O CIUME

Hoje no twiiter recebi uma mensagem do @osho sobre o ciúme e como transformar esse sentimento.
O ciume é capaz de nublar a sua visão, fazer você seguir caminhos que não queria, ele causa frustração e depressão, por isso é que devemos ter uma capacidade para transformá-lo em outro sentimento.
A primeira dica é ser imparcial, assim como um cientista com seu experimento. Não faça julgamentos, não tire conclusões, pois se assim o fosse, não seria um experimento. Apenas observe.
Também há que parar de sentir ou dizer que o ciume é ruim, pois se assim acreditares, ele será ruim. Você sabe que é ruim por outros lhe dizerem, mas certifique-se de que esta não é a sua experiência.
A clareza é somente para aqueles que não tiram conclusões, então apenas observe, assim seus olhos ficam claros, é como observar uma rosa: apenas olhe para ela:

Quando não existe nenhuma conclusão, os seus olhos ficam claros. A clareza só é possível àqueles que não têm conclusões. Observe, olhe para o ciúme e ele ficará transparente; então você saberá que esse sentimento é uma estupidez. E conhecendo essa estupidez ela se dissipará por conta própria. Você não precisará se livrar dela.

(http://www.palavrasdeosho.com/2009/10/transformando-o-ciume.html)


Nenhum comentário: