segunda-feira, 8 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER



Hoje, dia 08 de março, se comemora o Dia Internacional da Mulher. O que muita gente não sabe é que essa data nem sempre foi tão festiva assim. A sua origem remonta na luta das mulheres por melhores condições de vida.

No dia 08 de março de 1857, na cidade de Nova York, operárias de uma fábrica de tecidos fizeram uma greve. Reivindicaram melhores condições de trabalho, redução na carga horária de trabalho para 1o horas, já que as fábricas exigiam 16 horas, equiparação de salários com os homens e de serem tratadas dignamente no trabalho.

Hoje em dia, tudo isso parece fácil, mas imagine tudo isso no auge da revolução industrial?

Pois é, apenas por reivindicarem esses direitos, 130 operárias foram trancadas dentro da fábrica e incendiadas, todas mortas.

O que me causa indignação é que enquanto em vários países, a data é comemorada com reuniões, debates e conferências sobre o papel da mulher na sociedade atual, no Brasil, querem transformar a data em uma comemoração festiva e puramente comercial.

As mulheres merecem muito mais do que isso.

2 comentários:

Blog da Confraria disse...

E para relembrar, até o Oscar se rendeu às mulheres, pela primeira vez, uma mulher ganhou o prêmio de melhor filme. A Kathryn Bigelow, o seu filme ganhou ontem o Oscar de melhor filme.

Também esse ano teremos a possibilidade de elegermos a primeira mulher Presidente da República do Brasil:

DILMA ROUSSEF!!

Flávia disse...

Cadu
Confesso que não tenho muito o que comemorar neste dia.
Enquanto nós temos que matar 5 leões por dia e muitas vezes com jornada dupla (profissional e maternal), os homens matam no máximo um gatinho...rs
É muita "Felicidades" pra cá, "Parabéns" pra lá, mas o reconhecimento mesmo, não vem.
Bjs