terça-feira, 30 de junho de 2009

QUARTA CULTURAL

Ontem, segunda feira, a noite, num bar, encontrei com a Rosângela Camargo. E na conversa vai, conversa vem, ela me contou que está produzindo no ESCONDERIJO uma quarta cultural, um projeto que vai abrir espaço para eventos culturais naquele bar.

O projeto começa agora dia 01 de julho, quarta-feira, amanhã, e é quarta do samba com o grupo EM NOME DO SAMBA, somados ao Romero Arruda, comédia stand up.

Na próxima quarta tem o JAM SESSION, depois, na outra, Banda dos anos 80, enfim, uma gama enorme de diversidade cultural.

Achei muito interessante e pode ser mais um evento que a confraria pode optar para os seus encontros, já que O ESCONDERIJO é um dos bares preferidos.

domingo, 28 de junho de 2009

AMORES IMPOSSÍVEIS

Na foto aparecem o ator Humphrey Bougart e Ingrid Bergman em Casablanca, o mais querido de todos os filmes românticos. O filme marcou época.

O filme conta a fuga de um casal da Europa ocupada pelos Nazistas e o Bougart encontra a Ingrid em um bar, os dois relembram os momentos que passaram juntos.

Obviamente é a história de um amor impossível, já que a personagem de Ingrid está casada com outro.

Essa história toda é para contar um fato intrigante e interessante que ocorreu ontem na comunidade.

Foi aberto um tópico por um confrade (melhor não identificá-lo porque ele mesmo apagou) para pedir ajuda da comunidade e enviar para a sua amada, vários recados para a sua namorado, com pedidos para aceitá-lo de volta.

Achei inusitada e ao mesmo tempo corajosa a idéia do tópico, que nos retorna ao ideal do amor romântico e o seu poder como mito.

Hoje de manhã vi um belo filme estrelado pela Meryl Streep, Robert Redford e Klaus Maria Brandauer. Esse filme trata justamente do poder desse mito.

O amor romântico nos faz sentir dono, ao invés de aceitarmos o outro como verdadeiramente é, queremos que esse outro seja exatamente como desejamos. No amor romântico não existe o "eu", mas sim o "nós". E quando ocorre o rompimento, nos sentimos como se uma parte de nós fosse arrancada. A dor então é inevitável.

Para o ilustre Confrade, um poema do Veríssimo:

"Para os erros há perdão;
para os fracassos, chance;
para os amores impossíveis, tempo.

De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma.
O romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance.

Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você.


Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu."


Luís Fernando Verissimo

ANIVERSÁRIO DE HOJE

Ontem foi comemorado o aniversário da Debby.

O evento aconteceu no Samauma. Por conta de um compromisso, não pude comparecer, mas tenho a certeza de quem foi, deve ter adorado.

Hoje é aniversário do William, mais conhecido como Sr. Pimenta, nessa foto aí aparecer tranquilo, bebendo uma skol e ao fundo a piscina ou mais precisamente o Rio Corrente, em Correntina-BA.

Parabens e muitas felicidades!


quinta-feira, 25 de junho de 2009

UM MITO ETERNO






Dizem que os Deuses são imortais.

Antes de completar 50 anos (faria em agosto), faleceu o maior astro da música pop.

Uma vida conturbada desde a sua infância, ainda no Jackson five, Michael Jackson transcedeu, de preto ficou branco, também ficou triste.

Como pode o coração de um rei parar num segundo?

Os mitos e os deuses são imortais, Michael Jackson é quase isso, também imortal.

O MUNDO ESTÁ MAIS TRISTE

Quem viveu nos anos 70 certamente se lembra de Farrah Fawcett, a loira do seriado AS PANTERAS.

Farrah embalava os nossos sonhos da adolescência, esse rosto angelical e um corpo escultural, ícone e sexy simbol dos anos 70.

Hoje saiu a triste notícia de que ela falecera, vítima de um câncer no intestino, isso aos 62 anos de idade.

Uma homenagem a eterna pantera!!

A CHAPA ESQUENTOU

No tópico sobre um chamamento para ver o jogo Brasil x Itália, a chapa esquentou um pouco.

Antes esquentaram um sanduíche lá no esconderijo, cujo quarteto Cotrim, Claudinha, Elis e Flávia não quiseram postar as fotos do sanduíche.

E a entrega do sanduba foi por via motoboy.

É que alguns acharam-se mais brasileiros do que os outros por não torcerem ou não terem o mesmo entusiasmo pela Seleção Brasileira de Futebol.

E da Seleção Brasileira, respingou nos times de futebol, daí que esquentou de verdade, mas foi um debate bem civilizado. Todo mundo saiu ganhando.

Por falar em ganhar, a comunidade foi agraciada com a lembrança da Banda Kaoma. Tópico aberto pelo Abdo para festejar os 20 anos da lambada.

Boa lembrança!!

quarta-feira, 24 de junho de 2009

ANIVERSARIANTE DE HOJE

Nesse mês de junho, a Confraria teve muitos aniversariantes, o blog divulgou e os aniversários foram comemorados na Galeteria com bolo, vela etc. A aniversariante de hoje é a Debby, na foto ao lado do seu "amor" Paulo, um dos casais mais simpáticos da Confraria e exemplo de companheirismo, estão sempre presentes nos eventos da Confraria.

O destaque aqui é especial porque o Paulo chama todos os confrades para comemorarem o aniversário da Debby, que será no sábado, dia 27, no Samauma.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

O PODER DAS SOMBRAS

Um editorial do dono do Jornal Diário da Manhã, publicado na data de hoje (22/06/2009) traz rasgados elogios ao Presidente Luís Inácio LULA da Silva.

O editorial traz uma página inteira sobre a trajetória do Lula, de simples retirante ao posto mais alto da Pátria, o cargo de Presidente da República, talvez o Presidente com índices mais populares da história.

Estou certo que muitos da comunidade vão detestar esse editorial, desqualificar o jornal, mas uma coisa pode estar certo, o Presidente Lula é a maior liderança popular da história do Brasil.

O mundo está aos pés da capacidade demonstrada por Lula, tanto é que o jornal britânico "Economist" declarou que com Lula o Brasil deixou de ser um país do futuro para ser o país do presente.


POLIAMOR










Tem um blog de uma grande amiga minha, a Maria Claudia. (http://blogdamariaclaudia.blogspot.com/)

O nome do seu blog é "Blog da Maria" e está no rol dos meus blogues preferidos.

É um blog extremamente interessante e a Claudinha, como a chamo, tem uma sensibilidade extrema, ela é ousada, culta, bonita, personalidade forte e idéias interessantes, tudo isso ela expressa de uma maneira sagaz e vertiginosa.

O último arquivo de seu blog traz uma defesa do amor livre, o título é AMAR - VERBO INTRANSITIVO.

Eu me lembrei logo do movimento surgido na França, denominado POLIAMOR. Não que a Claudinha seja adepta a esse movimento, mas isso me fez lembrar da liberdade de amar.

Para os adeptos ao poliamorismo, é natural amarmos e sermos amado por mais de uma pessoa, tudo isso ao mesmo tempo, sem ter que esconder e sem ter aqueles apelos de ciúmes.

Como bem disse Carlos Drummond em QUADRILHA:

''João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história.''

UMA HISTÓRIA COMOVENTE


Essa história eu tirei da comunidade Goiânia (PEQUI), trazida pelo polêmico Irapuã, conta que uma menina americana Colby Curtin, de 10 anos, com um câncer raro, permaneceu viva apenas por um motivo: UM FILME.

Ela era aficcionada por cinema e ao ver o trailer do filme UP, o título em português é ALTAS AVENTURAS, ela se desesperou para vê-lo, mas o seu câncer dava sinal de que o seu fim estar bem próximo.

A família desesperada ligou para a PIXAR, produtora do filme, e conseguiu comovê-los a presenteá-la com uma cópia do filme.

Colby morreu 7 horas após ver o filme.

O curioso é que devido ao câncer, Colby não poderia ver o filme, então a sua mãe contou cada detalhe do filme, descreveu cada cena.

Ao final do filme ela perguntou a Colby se ela gostou, ela respondeu que sim e passadas 7 horas depois faleceu.

O cinema é mesmo mágico.



sexta-feira, 19 de junho de 2009

QUINTA CONFRARIA

Ontem aconteceu mais um encontro dos confrades. A galera se reuniu na Galeteria, tradicional point da Confraria.

Compareceram muitas pessoas, o evento foi regado a cerveja gelada e foi comemorado o aniversário dos confrades no mês de junho.

Infelizmente ainda não foram postadas as fotos, mas já confesso que teve bolo!!

O bolo de aniversário feito pela Chris e bolo de algumas pessoas que disseram que ia e não foram.

Haja bolo, mas valeu!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

O FUTEBOL


Eu sei que a Confraria dos Amigos tem uma estreita relação com a Confraria do Internacional, já estivemos em vários eventos, fomos sempre bem recebidos independentemente das nossas cores futebolísticas. É bonito ver a torcida colorada na Confraria, todos de vermelho, paixão pelo Internacional, pelos seus títulos mundiais, ninguém no Brasil foi mais campeão do que o Inter.

O futebol, entretanto, não vive só de glórias, mas da paixão que isso desperta em seu torcedor e o Internacional tem isso de sobra, mas falar do Corinthians, a massa, a nação corintiana, aí não tem mais explicação. Como pode um time de futebol ter tanto seguidor como o Corinthians?

Há pessoas que respiram o Corinthians, até no seu padroeiro - São Jorge - foi a escolha perfeita para representar a sua luta, a sua força. Não há santo mais popular no Brasil do que São Jorge ou o Ogum para os afros.

Em Goiás, sem ousar comparar, percebe-se que o time de maior glória não desperta a mesma paixão de seus torcedores do que o time considerado menor, mas que sempre teve a luta como a sua principal bandeira.

Pode até ser precipitado, afinal tudo pode acontecer, o Internacional é um grande time, porém, a partida de ontem mostrou que o Corinthians é um time de luta.

Acho que há aqueles que identificam-se com os que lutam, mesmo numa partida de futebol.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

ANIVERSARIANTES DO MÊS

O Francisco está convocando a confraria e todos aqueles que quiserem ir, para comemorarem os aniversariantes do mês.

A comemoração acontecerá na sexta-feira, dia 18/06 na Galeteria, ponto já conhecido da comunidade, mas para quem não sabe onde fica, clique no endereço:
http://www.orkut.com.br:80/Main#CommMsgs.aspx?cmm=65491437&tid=5347082155820074963

São os aniversariantes:

Elizia - 10/06

Baiano - 11/06

Rachel - 15/06

Florisbelo - 15/06

Aracele- 16/06

Alessandra 21/06

Debby 24/06

William 28/06

domingo, 14 de junho de 2009

MAIS UM BLOG


Acaba de nascer mais uma blogueira na Confraria. Agora foi a vez da Elissa com seu blog "Nem sempre ganhando nem sempre perdendo" e já está com seu endereço entre os meus blogs favoritos aí do lado. Se achar mais fácil é só clicar (www.elissazul.blogspot.com/).

O começo é com passos de formiga, porém com muita, mas muita vontade, a demonstrar que assim caminha a humanidade, diferente da letra do Lulu Santos, sempre, mas sempre quereremos mais. Agora é ir à luta:


Assim caminha a humanidade
Lulu Santos


Ainda vai levar um tempo
Prá fechar
O que feriu por dentro
Natural que seja assim
Tanto prá você
Quanto prá mim...

Ainda leva uma cara
Prá gente poder dar risada
Assim caminha a humanidade
Com passos de formiga
E sem vontade...

Não vou dizer que foi ruim
Também não foi tão bom assim
Não imagine que te quero mal
Apenas não te quero mais...

sexta-feira, 12 de junho de 2009

NAMORAR



NAMORAR

by Nara Rúbia Ribeiro.

Namorar é tentar arquitetar morada na alma do outro.

É ir construindo, de mansinho, sem fazer barulho

E sem se fazer de pronto notar,

Um recanto de amizade,

Cultivando a calma de estar perto, junto, próximo,

Mas não cercear a liberdade do outro,

De sorte a não danificar as asas do sonho de cada um.

Namorar é contemplar infinitamente

O findável daquele a quem bem queremos

E inventar mil modos de justificar seus caprichos.

É viver a esperança de que o egoísmo e a intolerância

Possam ceder espaços às nobres emoções.

Namorar é fazer-se par, sendo unitário e ímpar,

Cultuar os segundos mágicos do encontro

E pactuar com a sorte

Um reencontro ainda mais luminoso no céu do amanhã.


terça-feira, 9 de junho de 2009

ESPECIAIS

Hoje ao abrir o blog tive a grata surpresa de contar 40 seguidores.

É um motivo de grande orgulho e satisfação contar com esse número de seguidores e uma responsabilidade ainda maior de escrever e de atualizar-se sempre, já que o blog conta com diversos assuntos.

A seguidora número 40 é uma autora de dois blogs, chama-se Juliane Gomide, pessoa que eu conheci virtualmente ainda quando eu engatinhava na internet, nem sei se ela vai se lembrar, mas está aí o recado.

Um dos blogs da Juliane Gomide faz parta da lista dos meus blogs preferidos. Ele se chama ESPAÇO ACADÊMICO PROFESSORA JULIANE GOMIDE e tem textos, fotos e imagens interessantíssimas. Além disso ela é uma talentosa artista plástica.

Bom, agora vamos deixar de rasgar seda e agradecer imensamente a todos os seguidores do blog, é o que nos motiva a estar sempre escrevendo nesse espaço que foi muito bem recebido por todos.

Obrigado.

sábado, 6 de junho de 2009

TETRIS - 25 ANOS

Hoje, dia 06 de junho, o videojogo mais popular da história completa 25 anos.

Quem nunca jogou?

O jogo é bem simples, talvez por isso tenha angariado uma legião de fãs incondicionais e faz sucesso até hoje.

O inventor do jogo foi o engenheiro russo Alexey Pajitnov.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

E AGORA SR. MINISTRO?




























Dessa mancada o Brasil não precisava. 

Sobre o desaparecimento do Air Bus francês em águas brasileiras, o Ministro da Defesa, Nelson Jobin quis aparecer. 

É que avistados objetos perto de Fernando de Noronha e manchas de óleo no mar, o Ministro tratou de logo ir à TV para anunciar que esses objetos seriam do avião e que as manchas de óleo anunciaria que o air bus não explodiu. 

Recolhidos os destroços, a FAB e Marinha anunciaram que o óleo não era de avião e que os objetos não passavam de pedaços de navios, ou seja, lixo. 

Falou tanta asneira que sobrou até para os tubarões.

Agora o jeito é segurar a cobra e deixar para quem entende se pronunciar. 

quarta-feira, 3 de junho de 2009

MAIS UMA BLOGUEIRA

Só foi a Nanda divulgar o seu blog que mais integrantes da Confraria tiveram a coragem de fazer o mesmo, mostrar ao mundo as suas reflexões, suas opiniões, seu dia a dia, enfim, mostraram a cara. 

A última até a data de hoje a divulgar o seu blog foi a Debby Ribeiro com o MAIS DA MESMA. 

A moça revela um grande talento para escrever e demonstrar estar antenada com assuntos diversos tais como política, internacional, viagens, romances e, claro, coisas de mulheres, dentre outros tantos assuntos. 

O Blog MAIS DA MESMA é uma delícia de ler, é so clicar aqui

CONVERSAR COM MULHER DEIXA O HOMEM BURRO


É o resultado de uma pesquisa de uma Universidade dos PAISES BAIXOS e publicada numa conceituada revista de psicologia. 

Nos testes da pesquisa, homens e mulheres tiveram de preencher alguns testes. O público masculino mostrou uma sensível queda de rendimento quando conhecia uma mulher atraente, quanto mais atraente, maior o declínio do resultado. Em companhia de outros homens, o rendimento permanecia inalterado. 

Já as mulheres, com ambos os sexos, o rendimento era o mesmo. 

Os pesquisadores acreditam que como o homem culturalmente é exigido para conduzir a relação, isso termina por exigir-lhe mais funções cognitivas do seu cérebro. Também como encara uma abordagem ao sexo como poder de sedução e conquista, exige-lhe uma atenção demasiada ao seu comportamento e ao comportamento de sua parceira. 

É, convenhamos, a mulheres é o nosso ponto fraco. 

GOIÂNIA ESTÁ MAIS TRISTE

Não é por essa camisa que o San veste, mas porque o bar de maior sucesso de encontros da Confraria, onde me fizeram pagar mico, encerrou as suas atividades, não resistiu a crise e o resultado é que fechou as suas portas. 

terça-feira, 2 de junho de 2009

BLOGUEIROS NA COMUNIDADE

Na Comunidade agora estão surgindo vários blogueiros. 

Ao menos agora criaram coragem para divulgarem seus blogs na comunidade. 

Dois já se pronunciaram: 


O Blog da Nanda consta trabalhos artísticos interessantíssimos e belos. 

O do Carlos é sobre suas reflexões e nos dá uma aula sobre a administração pública. 

Sejam bem vindos à blogosfera!!

CHAPEUZINHO VERMELHO

Estava lendo o blog do Cambota. É esse mesmo, o cara do Pedra Letícia, fala sobre as mulheres da vida dele e referencia a chapeuzinho Vermelho. 

Não é pedofilia, longe disso, mas a atriz ou modelo que fez a Chapeuzinho Vermelho num comercial do Governo. 

Quem quiser ler a íntegra da matéria: (http://cambota.zip.net/)

Para conferir a Chapeuzinho, ela nem abre a boca, mas nem precisa. 


ALEXANDRA

Esse é o nome do filme ALEXANDRA, do russo ALEKSANDER SOKUROV. 

Desse diretor eu já vi ARCA RUSSA (um filme deslumbrante que conta a história russa somente nas 35 salas de um museu em São Petersburgo e o filme não tem diálogoso) e PAI E FILHO (esse profundo e cheio de diálogos entre um pai e um filho adulto, quase uma relação incestuosa e intensa - maravilhoso). E não me decepcionei com ALEXANDRA.

Eu o vi domingo a tarde e fiquei tremendamente encantado com o filme. 

Descobri o chamado "olhar domesticado" a que o professor Lizandro Nogueira comentou em seu blog sobre o fato de eu informar que me senti maravilhado com o filme enquanto outras pessoas vaiavam-no. 

Nem todos estão acostumados com esse "olhar domesticado" dado por SOKUROV, mas é um filme que merece ser visto, mas não o vejas com os olhos hollywoodianos.

O MERCADO DA RUA 74



O Mercado da Rua 74 foi revitalizado e continua sendo o ponto de encontro principal da Confraria dos Amigos. Há shows ao vivo, cerveja gelada e comida barata. 

O Francisco chamou a turma para se encontrar nesta quinta feira, além da turma curtir o local, serão definidos detalhes da festa junina, cuja enquete se encontra na comunidade, podem olhar aqui.

Eu, pessoalmente, acho que o Mercado, devido ao barulho e a dificuldade de se falar está inviável para realizar o encontro com essa finalidade, no entanto, se a turma definiu...

É esperar para ver. 



segunda-feira, 1 de junho de 2009

A SORDIDEZ HUMANA

O que é essa coisa em nós, que dá mais ouvidos ao comentário maligno do que ao elogio, que sofre com o sucesso alheio e corre para cortar a cabeça de qualquer um, sobretudo próximo, que se destacar um pouco que seja da mediocridade geral? (Lya Luft - Revista Veja)




Uma das coisas boas da Revista Veja (revista que eu detesto) é a coluna da escritora Lya Luft. Acho que na antepenúltima edição ela escreveu sobre a sordidez humana. Não tinha como não ser, eu me lembrei dos últimos acontecimentos da comunidade e a análise da Lya Luft vem bem a calhar. Foi um verdadeiro soco no estômago.

A sordidez humana faz-nos detestarmos o bem do outro. O porco que há em nós, exulta e sufoca o anjo. 

Muitas vezes não torcemos pelo sucesso do outro ou deixamos nos levar por comentários maldosos e destrutivos, muitas vezes somos porcos ao invés de sermos anjos, evidentemente que anjos aqui não significa uma pessoa aérea e ingênua, muitas vezes tola, mas sim aquela desprovida de sentimentos maldosos em relação a alguém próximo, desejar-lhe o bem sem dar ouvido a fofocas e intrigas. 

O tópico EU CONFESSO estava a se transformar numa exaltação de comentários malignos e indiretos (ou diretamente) a pessoas. Sob o manto de não declinar nomes, muitos estavam a atirar "comida" aos porcos com acusações tolas e maléficos sobre falsidades de alguns etc.

Alguns se julgam no direito de achar que é da turma do bem e colocar outras pessoas na turma do mal. Que sentimento é esse que dá mais ouvidos aos comentários malignos do que ao elogio? 

Ninguém tem o direito de julgar alguém, de achar que determinada pessoa é do bem ou é do mal e nem tampouco espalhar aos ventos fofocas e intrigas ou ainda pior, fazer insinuações sobre condutas alheias. Tudo isso é despertar esse porco que temos em nós. 

Quem quiser conferir a íntegra do artigo a